Os Problemas de Saúde Bucal, sobretudo dor de dente, sangramento gengival e periodontite, são motivos de incômodo entre adultos de 35 e 44 anos no Estado de São Paulo.
A pesquisa foi realizada em 163 municípios do Estado de São e o índice, considerado alto por especialistas, constatou que o exame feito em mais de 17.000 pessoas, das quais 6.051 estavam na faixa etária de 35 a 44 anos.
A partir desses dados, pesquisadores da FOP-Unicamp e da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP) constataram relação da qualidade de vida dos entrevistados à saúde bucal baseado em atividades socioeconômicas e também clínicas.
A Doctor&doctor acompanhando o desenvolvimento do caso, assinala como preocupante o resultado diagnosticado. Vale ressaltar que o impacto dos Problemas de Saúde Bucal são problemas absolutamente tratáveis, mas que impactam a vida e o cotidiano de metade dos indivíduos dessa faixa etária.
Semelhante ao estudo antes realizado, outro estudo feito à alguns anos na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, constataram que dos indivíduos com mais de 21 anos, apenas 16% sofrem com os impactos causados pela falta de consideração com a saúde bucal.
Já na Índia, 50% dos indivíduos entre 21 e 24 anos possuem problemas relacionados aos dados do Estudo Brasileiro.
O Brasil, Índia e Tanzânia compõe dentro da pesquisa realizada em alguns Países, as posições mais baixas. Segundo especialistas, o impacto é realmente negativo para a saúde bucal dentro do cotidiano de seus habitantes.
Dentro do estudo publicado, são ressaltados como principais motivos de incômodo, problemas considerados pelos dentistas relativamente simples. Dor de dente, Sangramento e Bolsa Periodontal (o afastamento entre a gengiva e o dente, gerando acúmulo de placa bacteriana, o que pode, no futuro, acarretar perda óssea e do dente).
De acordo com os resultados do estudo, adultos do sexo feminino, do grupo étnico negro, com renda familiar de até um salário mínimo e com até oito anos de escolaridade apresentam maior probabilidade de apresentar impacto bucal no desempenho diário.
Segundo estudo, a Baixa Renda e níveis educacionais baixos estão sim associados a um pior desempenho à saúde bucal.
Os estudos e educação com a saúde dental, também tem envolvimento para uma performance de longo prazo, tendo em vista que a educação para prevenção de Problemas de Saúde Bucal, desempenha um papel de muita importância na prevenção e propagação desses casos.
A dor de dente e a perda dentária causa restrições na função mastigatória e leva consigo o desconforto, prejudicando o consumo de alimentos. Por isso a importância de manter a boca saudável, limpa e com visitas regulares e periódicas ao dentista definem uma melhora imediata neste sintoma tão presente na vida das pessoas.
A Periodontite e sangramento afetam a aparência, a autoestima e até as relações sociais dos indivíduos. A falta de cuidado e atenção de um indivíduo que apresenta esses sintomas, podem trazer impactos orais nos aspectos físicos, psicológicos e sociais da vida cotidiana.
“Na Doctor&doctor, contamos com um protocolo de desinfecção completa! Além do cuidado funcional e estético, devemos estar atentos à todas as questões que conduzem a saúde dos nosso pacientes! Nos preocupamos com cada um e queremos que eles tenham ciência da importância de prevenir Problemas de Saúde Bucal, para que possam sorrir com a confiança que merecem todos os dias”, finaliza o Dentista da Clínica, Dr. Saint Clair.
Para dicas de tratamentos e de cuidados para o melhor da sua saúde bucal, acompanhe nossa página no Facebook.