fbpx
Home - Complex Smile
Complex Smile

O Complex Smile é um conceito de planejamento de Sorriso desenvolvido na Doctor&doctor. Ele aborda Todo o Complexo de Fatores que envolvem o Sorriso.

O Sorriso não é composto apenas de dentes, ele é muito mais do que isto. Ele é formado por um conjunto de elementos que devem estar em harmonia para se obter um belo sorriso. Volume, simetria e textura labial, coloração, simetria e anatomia gengival, rítides (rugas) peri-orais, biotipo,idade, etnia, cor de pele e temperamento do paciente.

A seguir iremos abordar estes elementos para um melhor entendimento.

Beleza e Naturalidade
Lentes de Contato Superiores e Inferiores

Lábios

Os lábios são a janela do Sorriso, e portanto, a sua aparência está intimamente ligada à beleza deste.

Além disto, os lábios são suportados pelos dentes. Portanto se alterarmos os dentes podemos também realizar algumas alterações no lábio, devido a este suporte.

Ao aumentarmos o comprimento dos dentes anteriores iremos aumentar o comprimento da área vermelha do lábio. O volume também é fundamental. Com um aumento de volume dos dentes, promover uma melhora significativa e de maneira definitiva no volume labial e das áreas vizinhas.

Outro aspecto importante é a forma e hidratação labial. Linhas de contorno bem definidas, marcação do filtro labial, ou até mesmo lábios craquelados por falta de hidratação podem interferir na estética do Sorriso.

Aqui na Doctor&doctor temos um profissional especializado em Hof (Harmonização Orofacial) que intervêm no lábio, sempre que necessário, melhorando seu formato ou mesmo sua hidratação.

Gengiva

A gengiva é a moldura dos dentes, sua aparência está intimamente ligada à beleza do sorriso. Uma gengiva saudável tem uma coloração que vai do rósea claro ao rosa escuro. Alguns casos pode chegar à coloração negra por excesso de melanina. Já uma gengiva doente tem um aspecto vermelho, e pode apresentar inchaço.

Para se fazer um tratamento estético do sorriso, em primeiro lugar temos que avaliar a saúde gengival. Parece óbvio, mas já presenciamos vários tratamentos que tiveram insucesso por não ter sido observado este quesito.

Mas mesmo nas gengivas saudáveis podemos ter problemas estéticos que devem ser observados.

Isto pode ser fundamental para que tenhamos um bom resultado da estética do sorriso.

No caso de Coloração, quando temos excesso de melanina, e um aspecto muito escurecido, é necessário fazer um clareamento gengival prévio. Este clareamento é realizado com um técnica de raspagem (peeling) gengival. Na Doctor&doctor este procedimento é realizado por um Periodontista (dentista especializado em saúde gengival). Conheça um pouco mais sobre esta especialidade: https://doctoredoctor.com.br/especialidades/periodontia/

No caso de assimetria na linha gengival, podemos fazer uma cirurgia plástica gengival ou até mesmo utilizar de recursos como enxertos gengivais.

Rítides (Rugas)

Rugas peri-orais: Podem ser acima ou abaixo dos lábios. São os famosos código de barras. Já nos cantos dos lábios, as “linhas de marionete” dando um aspecto entristecido, ou envelhecido. E temos também os Sulcos naso-labiais mais conhecido como “bigode chinês”.

Todas estas marcas de expressão quando em excesso interferem negativamente na estética do sorriso. Portanto devem ser corrigidos para que obtenhamos uma boa estética dental.

Aqui na Doctor&doctor temos um especialista em HOF (Harmonização Orofacial). Utilizamos recursos como preenchedores, bio-estimuladores, ou mesmo fios de tração. Sempre que é necessária a adequação destas marcas de expressão para compor a transformação da estética do sorriso. Você pode conhecer um pouco sobre esta especialidade acessando este link: https://doctoredoctor.com.br/especialidades/harmonizacao-facial/

Biotipo,Idade, Etnia, Cor de Pele e Sexo

O Conjunto dos dentes apresentam diferenças significativas que variam de acordo com estes fatores. Portanto ao se fazer o planejamento do sorriso eles devem ser levados em consideração. Vários pacientes nos procuram, vindos de outras clínicas, para refazer um tratamento estético por não se sentirem satisfeitos com o sorriso obtido. Costumam dizer: “parece que não sou eu!”
É isto o que normalmente ocorre quando estes fatores não são levados em consideração.

Biotipo:

As características morfológicas dos indivíduos definem vários fatores que devem ser levados em consideração na hora de planejar o sorriso.

São 3 os biotipos principais dos seres humanos: Os Longilíneos, os Brevelíneos e os Normolíneos. Suas características físicas são bem distintas, por isto o formato dos dentes devem estar em conformidade com o biotipo da pessoa.

Longilíneos:

Os Longilíneos são pessoas com as seguintes características físicas: Altos e magros. Eles possuem uma face alongada, nestes casos procuramos fazer uma anatomia dental também com proporções mais alongadas.

Brevelíneos:

Os Brevelíneos são pessoas com as seguintes características: Baixos com o tronco mais largo. Possuem uma face numa proporção mais quadrada. nestes casos procuramos fazer uma anatomia dental com proporções mais próximas de altura e largura.

Normolíneos:

Os Normolíneos tem características intermediárias entre os Longilíneos e Brevelíneos. Portanto iremos fazer os dentes com proporções nem tão alongados e nem tão quadrados, para harmonizar com o biotipo do paciente.

Etnia, Cor de Pele e Sexo:

A Etnia também é muito importante e deve ser levado em consideração. Temos diferenças marcantes no formato das arcadas dentárias nas diferentes raças, principalmente na inclinação dos dentes e cor dos dentes e Gengivas.

A cor da pele, mesmo dentro da mesma etnia deve ser observada. Existe um efeito ótico de contraste que deve ser levado em consideração. Pois muitas vezes a cor parece mais ou menos branca ou amarela dependendo do contraste com a pele. É importante que o profissional leve isto em consideração para atingir o cor pretendida pelo paciente.

Escolha de Cor e Forma em Harmonia com a etnia da Paciente
Uma Caso realizado na Doctor&doctor

A Idade também é um fator determinante, pois existem aspectos anatômicos distintos de acordo com a faixa etária do paciente.

É comum que as pessoas procurem um efeito rejuvenescedor. Porque dentes mais brancos remetem à juventude. O formato também é importante para dar este aspecto. Mas é importante ter um cuidado para não cometer exageros, porque às vezes isto pode ser muito anti-estético.

Um erro muito comum é a exposição exagerada dos dentes anteriores superiores em pessoas mais velhas.

O Sexo. A anatomia dental é bem distinta em relação ao masculino e feminino, formato dos dentes, volume, e ângulos do eixo dental e do próprio dente.

Nos homens temos características como: Dentes mais retangulares, ângulos do eixo dental mais retos, paralelos entre si, ângulos da anatomia dental mais retos, e um pouco mais de volume nos dentes caninos e incisivos centrais.

Nas mulheres, os dentes tendem a ser mais triangulares, com ligeira inclinação nos eixos dentários. Os ângulos da anatomia dental mais arredondados e incisivos laterais mais delicados.

Temperamento

Pois é parece incrível, mas com o formato dos Dentes podemos expressar diferentes tipos de temperamento. Com o estudo do Visagismo, segundo Philip Hallawell :

a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética)

Através da Metodologia do DSD ( Digital Smile Design) fazemos um projeto de modificação do Sorriso.

Nesta metodologia redesenhamos o formato dos dentes. É nesta hora que entra o Visagismo. Com este estudo podemos exprimir vários tipos de temperamento que é muito importante para a imagem pessoal. Por exemplo, podemos expressar: Dinamismo, força, suavidade, calma, alegria, espiritualidade, dentre outras.

antes e depois lente de contato dental
Reabilitação Estética utilizando o Conceito Complex Smile

Para termos uma melhor previsibilidade do resultado final utilizamos o Teste de Sorriso.

Este teste consiste em experimentar lentes feitas de acrílico antes de fazer o tratamento. Este teste é feito já na segunda sessão. Nesta hora nossos pacientes podem antever o resultado final.

Você pode conferir este teste acessando um vídeo que fizemos aqui na Doctor&doctor: https://youtu.be/aeBbFcFPPPU