fbpx
Home - clareamento - Lente de Contato Dental: Como Funciona e Quando Colocar?
Lente de Contato Dental: Como Funciona e Quando Colocar?


Lente de contato dental: como funciona e quando colocar? Por que alguns resultados de Lente de contato Dental ficam lindos e outros ficam tão Feios? Mas será que o meu resultado ficará bom? O que será que está por trás disto?

 Um número cada vez maior de pessoas procuram melhorar sua estética do sorriso com Lentes de Contato Dental. E infelizmente alguns acabam ficando com um sorriso artificial, muitas vezes até mais feio do que era antes. Isto porque vários fatores levam ao sucesso. E se você quer saber quais, leia este artigo com atenção, pois tenho certeza que você entenderá. 

Como Funciona? Quando Colocar? Prejudica os Dentes? Vou te Contar Tudo o que eu Sei.

Pois é, este é um tema que temos que abordar com cuidado. E serei objetivo, claro, e deixarei minha opinião. Após 30 anos de experiência como dentista e trabalhando com estética Dental, já vi de tudo: Sucesso, Sucesso parcial, insucesso e até coisas muito estranhas (para não dizer bizarras). E sempre me perguntam: Dr. o que são Lentes de contato dental? Como Funciona? Quando devo colocar? qual é melhor? Lentes de Contato, Facetas de Porcelana ou Coroas de Porcelana?

Pois então, em primeiro lugar temos que avaliar as condições de cada dente. Porque podemos usar Lentes de Contato Dental em alguns dentes, em outros facetas de porcelana ou coroas.  Muitos fatores são levados em consideração para decidir o que fazer. Vou citar alguns exemplos:

 

Pode colocar Lente de Contato dental em dentes com Cáries, ou Restaurações extensas?

Pode, se o dente tiver pequenas cáries ou restaurações. Mas  dentes com muitas restaurações, ou cáries grandes, não são a melhor indicação para lente de contato dental. Às vezes nestes casos, escolhemos fazer facetas ou até mesmo coroas. Pois o resultado estético é igual entre as técnicas, mas pensamos também em melhorar a resistência. 

Saúde Gengival:

Já vi casos onde foi colocado Lente de contato dental em todos os dentes em pacientes com a saúde gengival comprometida. E com a presença de tártaros, infecções, perda óssea, gengiva inchada, etc. Depois com o tempo, a gengiva muda de posição e o trabalho fica feio. Daí aparecem marcas nas bordas, espaços entre os dentes, dentre outros problemas. E sem contar que pode dar um mau cheiro devido aos problemas gengivais não tratados. 

Quem tem bruxismo, pode fazer lente de contato?

O Bruxismo desgasta mais rápido dos dentes.  E até mesmo pode causar fraturas dos dentes. Mas quando se faz o diagnóstico correto, é possível fazer as lentes desde se tome alguns cuidados. Podemos usar  placas Oclusais noturnas ou aplicação de medicamentos para diminuir a força dos músculos da mastigação. E assim proteger as lentes de contato dental.

Mordida “torta” ou também mordida profunda pode colocar Lente?

Isto vai depender da avaliação do dentista, mas muitos casos conseguimos corrigir as imperfeições da mordida, utilizando as  lentes de contato dental. Até mesmo nos casos de mordida profunda, ou dentes inclinados. O dentista faz pequenos desgastes e consegue corrigir o alinhamento e a mordida. 

Cor dos dentes muito diferentes do resultado que se deseja obter:

As lentes são extremamente finas, e portanto podem deixar transparecer a cor escura dos dentes. Por isto é muito frequente fazermos um bom clareamento dental antes, ou escolher fazer facetas (ou coroas) em alguns dentes mais escuros para chegarmos ao resultado esperado. 

Detalhes que fazem a diferença:

Para obter um sorriso lindo e com aspecto natural com porcelanas (ou resinas), usando lentes de contato dental, facetas de porcelanas ou coroas, observamos cada detalhe: Forma, tamanho, textura, brilho, escultura, formato do Sorriso, translucidez, número de dentes envolvidos.

Ok, Mas Estraga, Prejudica? Ou Não?

Pois é, estas também são questões que devem ser observadas e a resposta é: depende…. Como quase tudo na vida, depende de alguns fatores, que devem ser observados:

  • Capacitação Técnica e experiência do Profissional.
  • Avaliação e Preparo da saúde bucal.
  • Exames clínicos e Laboratoriais (Raio X panorâmico e/ou Tomografia)
  • Planejamento Estético-funcional do caso, com a seleção de técnicas e materiais para em cada dente, pois muitas vezes utilizamos mais de um tipo de solução na modificação de um sorriso.
  • Escolha de Material e Laboratório de Prótese adequado ao tipo de tratamento.

Pois bem, fazendo desta maneira eu posso responder que não irá estragar ou prejudicar a sua saúde.  Eu gravei um vídeo abordando este assunto: Lente de contato dental estraga o dente? Você pode assistir no link: https://youtu.be/LJ6WOgokYkc

Gosto Pessoal e Expectativa dos Pacientes

Lentes de contato superiores e dentes inferiores clareados.
Lentes de Contato superiores em porcelana. Dentes inferiores naturais com clareamento dental. Trabalho realizado pelo Dr. Saint Clair B. Netto. Crosp: 39163. Imagem autorizada pelo paciente

Já vi várias vezes  pacientes que fizeram seu tratamento estético com Lentes de Contato Dental e ficaram insatisfeitos.

Apesar de utilizarem bons materiais e até ter uma cor bonita, mas  muitas vezes os pacientes não se sentem bem com aquele novo sorriso.

Eu mesmo já tive muita dificuldade no passado de entender o gosto além da expectativa dos meus pacientes. Confesso que já tive que refazer trabalhos, e por este motivo, por mais que tenha me esforçado, às vezes não atingia o objetivo.

E como Acertar?

Hoje em dia utilizamos uma técnica de planejamento Digital do Sorriso. Fotografamos o paciente  e colocamos num programa de computador.  Após esta etapa, fazemos um projeto em 3D, e imprimimos um modelo do novo sorriso. Com isto pronto já fazemos um Teste de Sorriso com  lentes de contato em resinas próprias para esta finalidade.

Desta maneira os Pacientes conseguem “ Vestir o seu novo Sorriso” já numa segunda consulta. Poderão se ver no espelho, em fotos ou até em pequenos filmes. Desta maneira conseguimos abordar todos os aspectos do novo sorriso, antes de iniciar o tratamento.

Esta técnica é muito eficiente além de ser bem legal. Mas agora o mais importante é que iniciamos o tratamento muito mais confiantes. Porque vemos como ficará o resultado antes de fazer o tratamento.

Ah! esta metodologia chama-se DSD – Digital Smile Design. E você pode ver o vídeo que fizemos em nossa clínica: https://youtu.be/aeBbFcFPPPU

Lentes de contato Dental superiores e inferiores
Lentes de Contato Dental superiores e inferiores. Trabalho realizado pelo Dr. Saint Clair B. Netto. Crosp:39163 – Imagens autorizadas pela paciente.

Conclusão

As Lentes de Contato Dental são uma das melhores técnicas  para conseguir um lindo sorriso.

Porque são pouco invasivas (pouco ou nenhum desgaste), e com aspecto natural e muito duradouras.

Utilizar a  Técnica do DSD (Digital Smile Design) proporciona segurança e previsibilidade.

Para Conhecer um pouco mais do nosso Trabalho acesse o link: https://doctoredoctor.com.br/casos-clinicos/

Open chat
Fale com a gente pelo WhatsApp!
Para maiores informações entre em contato pelo whatsapp